Seu guia da Vitamina D | Addera

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Imagem ilustrativa de mulher abraçando o sol.

O que é
Vitamina D?

A vitamina D é considerada um pré-hormônio, pois participa do funcionamento de vários órgãos e sistemas importantes, como o musculoesquelético1 e o imune3;

Possui duas formas principais: D2 (ergocalciferol) e D3 (colecalciferol)1;

A D3 pode ser produzida pelo corpo através de síntese cutânea, ativada pela ação dos raios UVB solares na pele1;

Ambas (D2 e D3) podem ser obtidas através da alimentação e da suplementação1.

Como conseguir vitamina D?

Exposição solar

Em países com boa incidência solar, 90% a 95% da vitamina D pode ser obtida através de síntese cutânea2.
Para obter vitamina D você deve se expor diariamente ao sol, por 10 a 15 minutos4.

Ilustração de mulher com roupa de praia tomando sol, recebendo raios UVB e UVA.

O melhor sol para vitamina D é o de 10h às 16h, período mais prejudicial para a pele5.
Tome os seguintes cuidados:

  • Deixe braços e pernas expostos e proteja partes sensíveis como rosto e colo;
  • Não exagere no tempo de exposição para evitar a vermelhidão da pele, sinal de lesão pelo sol;
  • Quando terminar, proteja também o restante do corpo.

Alimentação

Fontes alimentares podem suprir apenas cerca de 20% das necessidades do organismo2.
A vitamina D está presente em:

  • Peixes como salmão, atum, sardinha e cavala;
  • Óleo de fígado de bacalhau;
  • Cogumelos;
  • Gema de ovo.
Ilustração de comidas como leite, manteiga, salmão e ovos.

Suplementação

Ilustração de duas mulheres, uma com roupa de praia e outra carregando um queijo, com peixe e comprimidos de Vitamina D. Ao fundo também tem coqueiros.

A suplementação é indicada para grupos com risco de deficiência de vitamina D, entre eles idosos, pacientes com osteoporose, grávidas, entre outros1.
Quando alguém tem dificuldade em tomar sol no dia a dia, a suplementação também pode ajudar1.

*Suplementos de vitamina D devem ser usados sob orientação de um profissional de saúde.

Benefícios da vitamina D para a saúde

Músculos e ossos mais saudáveis com vitamina D

  • É essencial para a absorção de cálcio e fósforo no intestino, minerais fundamentais para o sistema musculoesquelético1;
  • Atua na formação de ossos e dentes, contribuindo para o crescimento e remodelação óssea normais6;
Ilustração de corpo humano, mostrando de um lado os ossos e na outra metade os músculos.

Vitamina D auxilia o sistema imunológico

Ilustração de homem com escudo, representando defesa imunológica do corpo humano.
  • Auxilia na proliferação de células de defesa e de substâncias antimicrobianas3;
  • Pode ajudar a controlar a liberação exagerada de substâncias inflamatórias3;
  • Ajuda a controlar a produção de anticorpos contra si mesmo (autoanticorpos)3.

Vitamina D como aliada da beleza

Benefícios para pele, cabelo e unhas

  • Pode auxiliar a renovação da pele, já que atua no processo de divisão celular7;
  • Possui importante papel no estímulo de células diferenciadas do tecido epitelial, responsáveis pela síntese da queratina7;
  • Contribui com a formação de novos folículos capilares, promovendo a renovação e crescimento dos fios7;
Imagem ilustrativa de uma mulher e algumas formas abstratas, representando sua beleza.

O que pode ocorrer com
a falta de Vitamina D?

Imagem ilustrativa de mulher abraçando o sol.
  • A insuficiência de vitamina D gera falta de cálcio no corpo. Com isso, o organismo tende a buscar o mineral em outros tecidos, como os ossos, enfraquecendo-os7.
  • Sua deficiência está relacionada a problemas musculoesqueléticos, como raquitismo e osteoporose8;
  • A falta de vitamina D ainda pode piorar a imunidade, causando o aumento de ocorrência de infecções8;
  • Alguns estudos ainda relacionam a hipovitaminose D com doenças cardiovasculares, diabetes e síndrome metabólica, obesidade e câncer2.

1. Maeda SS, et al. Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D. Endocrinol Metab. 2014;

2. Kratz DB, et al. Deficiência de vitamina D (250H) e seu impacto na qualidade de vida: uma revisão de literatura. Revista RBAC. 2018;

3. Wu D, et al. Nutritional Modulation of Immune Function: Analysis of Evidence, Mechanisms, and Clinical Relevance. Front Immunol. 2018;

4. Portal regional da SBEM. “NOTA - Só os alimentos não podem repor a vitamina D”. 15 de abril de 2020.

5. Portal regional da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Repondo a Vitamina D sem riscos para a pele. Acesso em 26 de março de 2021;

6. National Institutes of Health. “Vitamin D - Fact Sheet for Health Professionals”. 2020;

7. PETERS, B.S.E; MARTINI, L.A.Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes: Vitamina D. Série de Publicações ILSI Brasil. 2018.

8. Blog da Saúde (Ministério da Saúde). “Vitamina D: o que a deficiência pode causar?”. 2019.

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