Seu guia da Imunidade | Addera

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O que é Imunidade?

Nossa imunidade é a capacidade que nosso organismo tem em combater substâncias estranhas (antígenos) que tentam invadi-lo.

O sistema imunológico é o responsável por fazer funcionar nossos mecanismos de defesa, ou resposta imunológica, mantendo, assim, o equilíbrio e bom funcionamento do organismo.

Ilustração de mulher meditando e se reforcando contra vírus. Mas como funciona nosso sistema imunológico?

Como funciona o sistema imunológico?

Existem dois tipos de resposta imunológica no nosso organismo1:

Ilustração de vários homens em diversas fases da vida, indicando imunidade desenvolvida ao longo da vida. Exibindo no mobile apenas homens em idades iniciais.

Imunidade Natural

Já nascemos com ela e é nossa primeira resposta contra microorganismos invasores.
Usa barreiras para tentar impedir microorganismos de entrarem ou se desenvolverem em nosso corpo:

Barreiras físicas (pele, pelos, muco etc.);

Barreiras fisiológicas (acidez do estômago, temperatura do corpo etc.);

Barreiras celulares (células fagocitárias macrófagas e linfócitos NK).

Ilustração de vários homens em diversas fases da vida, indicando imunidade desenvolvida ao longo da vida. Exibindo apenas no mobile homens em idades avançadas.

Imunidade Adquirida

Desenvolvemos essa imunidade ao longo da vida.
Ela tem a capacidade de identificar características específicas de cada patógeno e agir contra elas.
Existem dois tipos de imunidade adquirida:

Imunidade humoral: os linfócitos B produzem anticorpos que se ligam ao patógeno, em uma tentativa de neutralizá-lo antes que infecte as células;

Imunidade celular: quando as células já estão infectadas, os linfócitos T agem para promover a destruição do microrganismo ou até mesmo da célula infectada.

Como melhorar a Imunidade?

Escolha um estilo de vida saudável e siga as diretrizes gerais de boa saúde para manter o sistema imunológico funcionando de maneira adequada2!

Ilustrações de 10 dicas para ajudar a melhorar a imunidade.

Alimentos que ajudam na imunidade

Alimentos para a saúde do intestino

Os microrganismos que vivem em nosso corpo, principalmente no intestino, desempenham um papel fundamental em nossa imunidade4.

Dieta essencial para manter esse microbioma:

Ilustração de um cientista examinando com uma lupa um intestino.

Alimentos Probióticos

Ilustração de alimentos como kefir, iogurte e leite e kombucha, indicando alimentos probióticos. (contêm bactérias úteis vivas)
  • kefir;
  • iogurte com culturas ativas vivas;
  • kombucha.

Alimentos Prebióticos

Ilustração de alimentos como alho, cebola, alho-poró, etc, indicando alimentos prebióticos. (contêm fibras e oligossacarídeos que alimentam e mantêm colônias saudáveis ​​dessas bactérias)
  • alho;
  • cebola;
  • alho-poró;
  • bananas;
  • aspargos;
  • alcachofras;
  • algas marinhas.

Alimentos ricos em vitaminas e minerais

Alguns nutrientes atuam como antioxidantes para proteger as células, outros apoiam o crescimento e a atividade das células imunológicas e produzem anticorpos. São eles:

  • Zinco;
  • Selênio;
  • Ferro;
  • Cobre;
  • Ácido fólico;
  • Vitaminas A;
  • Vitamina B6;
  • Vitamina C;
  • Vitamina D;
  • Vitamina E.
Ilustração de círculo cromático, onde cada cor representa uma vitamina e em quais alimentos são encontrados.

Regra
Geral

Uma dieta rica em fibras e vegetais, grãos integrais e leguminosas pode apoiar o crescimento de micróbios e a manutenção de nutrientes benéficos4.

Benefícios da imunidade em dia

Combater germes causadores de doenças, como bactérias, vírus, parasitas ou fungos, e removê-los do corpo5;

Ilustração de homem com escudo se protegendo de vírus, bacterias e parasitas.

Sintomas de imunidade baixa

Infecções frequentes, como gripes e resfriados;

Febre e calafrios;

Ilustração de homem com febre, segurando chá, se esquentando com um cobertor e medindo temperatura.

Cansaço excessivo;

Diarreia, náuseas e vômitos.

1. John R. David, MD, et al. Órgãos e células do sistema imunológico. Medicina Net. 2012;

2. Harvard Health Publishing. How to boost your immune system. Fevereiro de 2021;

3. Wu D, et al. Nutritional Modulation of Immune Function: Analysis of Evidence, Mechanisms, and Clinical Relevance. Front Immunol. 2018;

4. Portal da Harvard T.H. Chan School of Public Health. Nutrition and Immunity. Acesso em abril de 2021.

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